Esse post é pra você, que fica sempre achando que o que eu escrevo é sobre você e tudo mais. Seu dia chegou, querida amiga! Desculpe-me pelo sarcásmo, não consigo evitar. Mas como você perceberá nas próximas linhas, esse texto não é mais do que algumas discordâncias menores, que (talvez indevidamente) escolhi por externar aqui para abrir a discussão, espero que não se importe. E não é só com você, também com alguns professores meus. Mas nada a ser levado pro pessoal.
Meu caríissimo professor Carlos Mello por vezes argumentava que um aluno do ensino médio não tinha a maturidade para entender o que significam os olhos de ressaca de Capitu. Do mesmo jeito que você considera pedantismo ler Fausto no colegial. A validade dessas argumentações existe mas é restrita. Por que?
Porque os grandes livros são aqueles que uma vez lidos deverão ser relidos e relidos e relidos. São aqueles que nunca terão seu sentido esgotado. São aqueles que em cada nova leitura há algo de novo. Não faz sentido, portanto, achar que ler aos vinte anos é melhor que aos quinze. Mesmo que aos quinze o leitor tenha capacidade total de aproveitar a leitura e ela não se altere até os vinte, uma nova leitura aos vinte será necessária. E outra aos trina e assim por diante.
Porque o melhor jeito para nunca se ler um livro é começar a o fazer e parar devido a sua dificuldade. Se a leitura foi fácil, provavelmente não adicionou muito. E é justamente esse o objetivo da leitura: adicionar. Afinal as pessoas não sentem prazer no ato mecânico de ler. E essa não é só minha opinião, Mortimer J. Adler já escreveu sobre isso.
Porque são os livros que nos alteram e não nós que alteramos os livros. Na verdade, não se sabe se existe maturidade para ler Fausto no colegial até se ler Fausto no colegial. Séculos atrás, se esperava dos adolescentes dominar completamente a gramática e a matemática, além de toda a filosofia clássica. E eles dominavam tudo isso.
Pedantismo não é ler Fausto no colegial. Pedantismo é achar que tendo lido Fausto no colegial não se é necessário voltar ao livro ou então que se poderá uma vez esgotar os temas contidos na obra.
4 comentários:
Pedantismo são vcs falando de um cara que eu nunca ouvi falar.
(quebrei o gelo?)
que coisa mais sincera rato.
apoiado ao cubo!
eu nao chamaria de discordâncias mas enfim...
Postar um comentário