quinta-feira, dezembro 15, 2005

A doce linguagem da internet

Há quem diga que o modo como as pessoas se expressam na internet é algo novo e revolucionário. Não é nada demais. Aliás, muitas vezes é estúpido. De qualquer forma, a linguagem escrita na internet tem duas tendências, respondendo exatamente a duas necessidades.

A primeira é primeira é a aproximação com a oralidade. Não é nada de novo, diversos autores, principalmente no modernismo, já fizeram isso. Essa aproximação surge com a necessidade das pessoas, cada vez mais habituadas à comunicação online, de se expressar melhor.

A segunda, mais importante, decorre da necessidade de se expressar mais rápido. Essa necessidade gera fenômenos como o -aum substituindo o -ão e a supressão das vogais de muitas palavras. Sobre esse segundo aspecto Olavo de Carvalho já observou, se bem me recordo, que em línguas islâmicas acontece algo semelhante, mas creio que seja por motivos diferentes. O importante, after all, é entender que essas segundas mudanças acontecem porque é mais fácil digitar "naum" ao invés de "não" e "eh" ao invés de "é".

Outro aspecto interessante é que como a línguagem é visual nomes e apelidos têm um "ganho" estético com algumas simples alterações ao se misturar letras minúsculas e maiúsculas ou letras de fontes diferentes.

Ainda assim existe um problema. As necessidades e desejos estéticos citados atrapalham e muito. Junto com a supressão das vogais, acontece a supressão da pontuação, o que torna diversos textos indecifráveis. Além disso, na tentativa de oralizar a escrita online muitas vezes se dá ênfase em sílabas erradas. Por exemplo, quando se quer dizer que algo é extremamente simples tonifica-se, oralmente, a primeira sílaba ("é muuuuiiiito simples"). Contudo, não é raro ler na internet algo como "gnt, issu eh muitooooooooooo facil".

Enfim, se você escreve "Kra, to na pressa, eh p/ chegar as 2 na facu", não existe grande problema, a não ser o uso de "facu" que, independente da ocasião e do meio, denota bobeira. Mas se você escreve "ae aki eh o BeAsT MoNGer mtoooo gataum pra kta as mina kralho", você é um idiota. Aliás, sem preconceitos, só por ter um apelido do tipo BeAsT MoNGer você é idiota. E, convenhamos, misturar minúsculas a maiúsculas além de ser feio é bem estúpido.

Claro, essa é apenas minha opinão, eu posso estar errado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não está, embora nosso amigo Galrond possa discordar

Luiz Felipe Amaral disse...

hhahaha

Como vai Galrond, by the way?