quinta-feira, maio 04, 2006

Modelando a sua (e minha) inteligência

Desenvolvi um modelo para explicar a variação da inteligência. Por enquanto ele é bem geral e carece de testes e validações. Ei-lo:











A primeira equação determina a variação de sua inteligência. Ela é dada pela taxa de crescimento (t) da inteligência multiplicada pelo "estoque" (I) de inteligência, sendo subtraído desse fator aquela parte da mente ocupada com assuntos diversos (D). Todos esses fatores defasados obviamente. Define-se como fatores diversos tudo aquilo que não contribui para o aumento da inteligência: ler Trotsky, ver o tempo passar, metereologia amadora, alguns videogames, etc.

A segunda equação determina a taxa de crescimento da inteligência. Ela é função de si mesma defasada multiplicada pelo fator alfa e de um choque aleatório. Por construção o choque é distribuido normalmente com média zero. Em outras palavras, se alfa for um, a taxa de crescimento de sua inteligência não se altera; se for maior que um, aumenta; se for menor que um, diminui.

O importante é observar que mesmo que a taxa de crescimento de sua inteligência se mantenha constante, para que o "estoque de inteligência não decaia é necessário não se ocupar com assuntos diversos. Ou seja, se você se ocupa com assuntos diversos, para não emburrecer, deve aumentar a taxa de cresimento da inteligência. Mais por vir.

4 comentários:

Anônimo disse...

po
poderia usar essa criatividade toda pra me ajudar a ganhar mais dinheiro

Luiz Felipe Amaral disse...

Eu poderia usar essa criatividade para ME ajudar a ganhar dinheiro.

Anônimo disse...

Ok! vou lembrar disso!

Anônimo disse...

a sim !aprendi!
e bem complexo!
inteligente esse cálculo!